Calendário

O projeto tem início em janeiro de 2009 e deve ser concluído até janeiro de 2010. É dividido em seis fases: (1) implantação física do projeto; (2) planejamento; (3) implementação da estrutura lógica de ferramentas de comunicação e manutenção da rede; (4) seminários de formação; (5) Festival de Cultura do Paraná; (6) fechamento e prestação de contas.

IMPLANTAÇÃO FÍSICA
A implantação física, que vai de janeiro a março, compreende a aquisição de equipamentos e materiais que serão utilizados pelos projeto durante o ano.

PLANEJAMENTO
Esta fase irá de janeiro a abril de 2009 e, além de estabelecer a forma de trabalho para o restante do ano, definirá as articulações de outros atores para o execução das demais fases. Tanto o contato telefônico inicial quanto o intercâmbio com os pontos de cultura do Paraná ocorre nesse período, sendo imprecindíveis a formulação de um script de coleta de dados, assim como o roteiro dos vídeos documentários institucionais. Ainda nesta fase será desenvolvido um blog do Kuai Tema que conterá informações básicas sobre o andamento do projeto e cujos dados serão, mais tarde, migrados para o Portal Kuai Tema.

IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO
A implementação da estrutura lógica se dará em maio, sendo que seu escopo é a criação e instalação das ferramentas que farão a artitulação eletronica dos Pontos, compreendendo os seguintes ítens: portal kuaitema.org.br; blogs integrados ao portal (um para cada ponto); montagem e instalação da WebRádio.

SEMINÁRIOS DE FORMAÇÃO
Os seminários de formação dos pontos de cultura acontecerão entre junho e outubro de 2009 e capacitarão os pontos através de oficinas de tecnologias de comunicação na Internet; gestão, elaboração e captação de recursos para projetos culturais e prestação de contas de projetos.

Estes seminários também devem incluir atividades de formação dos pontos para o debate de políticas públicas de cultura. Os seminários serão realizados nas macro-regiões do estado e terão duração de dois dias cada um.

FESTIVAL DE CULTURA DO PARANÁ
O Festival de Cultura do Paraná será o espaço de divulgação dos trabalhos dos pontos de cultura do Paraná e também de outras comunidades que pretendem se tornar pontos. O Festival deve seguir o mesmo formato do encontro “Teia” de Pontos de Cultura, realizado anualmente em Brasília, em novembro, com o diferencial de ser um espaço aberto ao público em geral, realizando oficinas e espetáculos artísticos que valorizem a cultura local e nacional. O “Teia”, inclusive, deve ser um espaço nacional de divulgação do Festival, que será realizado em dezembro de 2009 com três dias de atividades.

A experiência em gerir e coordenar um evento desse porte faz parte da gênese do Coletivo Soylocoporti, que esteve a frente das três edições do Festival de Cultura da UFPR. Por conta desse conhecimento é que se propôs agora o salto para um festival de dimensão estadual, sendo que receberemos caravanas das três macro-regiões do Estado.

FECHAMENTO E PRESTAÇÃO DE CONTAS
O fechamento do projeto KUAI TEMA pretende reunir todo o material documentado durante o ano de trabalho. Como produto, teremos os seguintes ítens: documentário relacionando as atividades do Programa Mais Cultura no Paraná; documentário do Festival de Cultura do Paraná; mini-documentários institucionais de cada ponto de cultura; Cartilha da Cultura; WebRádio e Portal KUAI TEMA .

Leave a Reply