Lançamento do Pontão de Cultura Kuai Tema

dsc_0077

Diversas entidades, produtores e incentivadores da cultura estiveram presentes no evento.

Cultura, integração e cooperação são as palavras que resumem o espírito do lançamento do Pontão de Cultura Kuai Tema – Integração pela Liberdade. A atividade ocorreu na noite desta quinta-feira (21), na APP Sindicato e contou com a presença de cerca de sessenta pessoas. O projeto é uma iniciativa do Coletivo Soylocoporti em conjunto com o Ministério da Cultura (MinC) e é responsável por articular os pontos de cultura do Paraná, documentar sua atuação, capacitá-los e integrá-los por meio de ferramentas de comunicação baseadas em software livre.

De modo descontraído e já dando o ambiente da noite, a Companhia de Teatro da Associação de Moradores do Salgueiro, do Sítio Cercado, fez uma apresentação teatral buscando problematizar algumas das dificuldades da vida na sociedade contemporânea. Na sequência, foi composta a mesa de abertura, que teve a representação de diversos órgãos públicos, mandatos de parlamentares e entidades ligadas à cultura, educação e comunicação.

dsc_0026

Representantes de entidades e do poder público formaram a mesa de abertura.

Representando o Coletivo Soylocoporti, João Paulo Mehl deu início ao debate, explicando as razões que levaram o grupo a pleitear o convênio com o MinC para a criação do Pontão de Cultura Kuai Tema. De acordo com ele, “a cultura e a comunicação andam juntas, na medida em que se faz necessário divulgar e documentar as distintas expressões artísticas para garantir a soberania cultural e a diversidade humana. Dessa forma o papel do Pontão Kuai Tema, que é integrar e articular as iniciativas culturais em curso, vem ao encontro dos nossos ideais”.

Já o representante do Fórum de Culturas Populares, Renato Perré, enfatizou em sua fala a função social da cultura e, em especial, dos pontos de cultura. “Essa iniciativa tem a responsabilidade de levar às pessoas uma melhor condição humana. Ao nos colocarmos como interlocutores entre o poder público e a sociedade, fazemos um papel revolucionário: possibilitamos que a população fale e torne-se protagonista de sua própria história”, definiu.

Nesse sentido, o Fórum de Entidades Culturais, representado por Waltraud Sekula, parabenizou o grupo pela ousadia e colocou-se à disposição para contribuir no projeto. “Precisamos construir uma teia das iniciativas culturais paranaenses, de modo que não fiquemos isolados. Um fio é facilmente cortado, mas a teia não. Ela tem elasticidade, porém não se rompe facilmente”, refletiu.

dsc_0070

Érico Massoli explicou as diretrizes do Pontão de Cultura Kuai Tema. Ao fundo, Renato Perré.

Os trabalhos do Pontão Kuai Tema tiveram início em janeiro e devem ser concluídos até dezembro de 2009, sendo que o convênio pode ser renovado por mais um ano. É dividido em seis fases que incluem desde a implantação física e planejamento até a execução de seminários de capacitação, confecção da Cartilha da Cultura e realização do Festival de Cultura do Paraná.

Para Érico Massoli, membro do Soylocoporti e da equipe executora do projeto, o propósito é ampliar a visibilidade das pequenas iniciativas culturais no Estado, possibilitando que dialoguem entre si, troquem experiências e alcancem cada vez mais pessoas. “A cultura é um direito humano, sendo que o Estado deve disponibilizá-lo a todos os cidadãos. Esse é o entendimento do Soylocoporti e é por isto que encaramos o desafio de trabalhar pela integração das iniciativas culturais paranaenses”, resume.

Nesse momento, o grupo responsável pelos trabalhos está realizando o mapeamento das iniciativas e documentando a atuação dos pontos de cultura – o que resultará em mini-documentários e informações para a Cartilha da Cultura do Paraná. A etapa seguinte será a realização de seminários de capacitação em cada uma das macroregiões do Paraná, discutindo noções de gestão cultural, comunicação e tecnologias livres e políticas para a cultura. Por fim, em novembro, será realizado o Festival de Cultura do Paraná, que pretende reunir todos os pontos conveniados no estado (até agora 36 de acordo com o MinC), realizando oficinas, seminários, debates e apresentações artísticas.

Pontos e Pontões de Cultura – uma parceria entre Estado e sociedade civil

“Quem produz cultura é a sociedade. Cabe aos governos identificar e fomentar tais iniciativas”

É a partir dessa perspectiva que o Governo Federal e o Ministério da Cultura (Minc) lançaram em 2007 um programa de incentivo à produção cultural brasileira: o Mais Cultura. De acordo com o Minc, “o programa marca o reconhecimento da cultura como necessidade básica, direito de todos os brasileiros, tanto quanto a alimentação, a saúde, a moradia, a educação e o voto”.

A cultura é então incorporada como importante fator para o desenvolvimento do país, sendo que três premissas passam a ser observadas: a democratização do acesso e do direito de produzir cultura; o olhar atento ao mundo das tecnologias que promovem mudanças sociais e o potencial econômico da cultura.

Nesse sentido, uma das principais ações é a criação dos Pontos de Cultura – iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil que, por meio de seleção por editais públicos, firmam convênio com o Minc e ficam responsáveis por impulsionar experiências culturais que já existem nas comunidades. Atualmente, são mais de 800 Pontos de Cultura espalhados pelo país.

E é diante do sucesso e ampliação do programa que o Minc decide criar mecanismos de articulação entre os diversos pontos, compreendendo que é fundamental realizar trocas de experiências entre as iniciativas. Assim surgem as Redes de Pontos de Cultura e os Pontões de Cultura, sendo que os Pontões são os entes de integração dentro da Rede de Pontos de Cultura.

Entenda o Pontão de Cultura Kuai Tema

O Kuai Tema é fruto do trabalho do Coletivo Soylocoporti, que tem a questão cultural como uma de suas prioridades. Dessa forma, a entidade candidatou-se como Pontão de Cultura principalmente pelo reconhecimento da necessidade de articulação, integração, documentação e capacitação dos pontos de cultura já existentes no Paraná. Entende-se que a rede de pontos presente hoje no estado deve ser potencializada, de modo a ampliar o alcance e o impacto de suas ações sobre as comunidades envolvidas.

Após os trabalhos do Pontão, pretende-se deixar uma rede de comunicação articulada entre os pontos de cultura, sendo estes capazes de avaliar a sua atuação na sociedade e criar espaços de articulação própria, reconhecendo a integração como importante para sua sobrevivência.

Tags: , , , ,

3 Responses to “Lançamento do Pontão de Cultura Kuai Tema”

  1. Da-lhe soyloquianos!!! Parabéns a todos nós, um grande início que nos traz grandes responsabilidades!! Vamos com tudo apavorar!
    Valeu!

  2. parabens a todos da equipe soylocoporti, pois acreditamos na necessidade da orientação e registro das atividades dos pontos de cultura no estado, acreditamos também na política de incentivo realizada neste momento pelo governo federal, haja visto que pela primeira vez na história das políticas publicas Paranaguá é contemplada e não só com o ponto que firmamos convenio esta semana, mas também o projeto RABECANDO e a medalha de honra ao mérito cedida a Mestre Eugênio.
    Parabens novamente

  3. Professor Doutor Abbud disse:

    As culturas ameríndias estão presentes em quase todos países americanos, e iniciativas como a do lançamento de Pontão fazem coincidir a salvaguarda das mesmas com a cultura do meio digital. Auguro longevidade ao grupo.

Leave a Reply