Pontão de Cultura Kuai Tema: integração pela liberdade

Articular os Pontos de Cultura do Paraná, documentar sua atuação, capacitá-los e integrá-los por meio de ferramentas de comunicação baseadas em software livre. Esses são os propósitos centrais do Pontão de Cultura Kuai Tema, que será lançado oficialmente na quinta-feira (21), às 19 horas, na APP Sindicato (Edifício Asa, 14 andar). O projeto é uma iniciativa da associação civil Soylocoporti em conjunto com o Ministério da Cultura.

O projeto teve início em janeiro e deve ser concluído até dezembro de 2009, podendo ser renovado por mais um ano. É dividido em seis fases que incluem desde a implantação física e planejamento até a execução de seminários de capacitação, confecção da Cartilha da Cultura e realização do Festival de Cultura do Paraná.

Nesse momento, o grupo responsável pelos trabalhos está realizando o mapeamento das iniciativas e documentando a atuação dos pontos – o que resultará em mini-documentários e informações para a Cartilha da Cultura. A etapa seguinte será a realização de seminários de capacitação em cada uma das macroregiões do Paraná. De acordo com o Ipso, são cerca de 21 Pontos de Cultura no Paraná e mais de trinta mil pessoas que recebem os benefícios diretos ou indiretos da atuação dos pontos nas comunidades.

Após os trabalhos, pretende-se deixar uma rede de comunicação articulada entre os pontos de cultura, sendo estes capazes de avaliar a sua atuação na sociedade e criar espaços de articulação própria, reconhecendo a integração como importante para sua sobrevivência. Além disso, os instrumentos de comunicação criados no período de execução do Pontão terão um regimento público para o seu uso e manutenção, não sendo desfeitos ao final do projeto Kuai Tema. Os pontos terão, portanto, ferramentas de comunicação a seu dispor e pessoal treinado para seguir produzindo conteúdo – ganhando, assim, soberania e garantindo sua auto-organização por meio da rede.

Pontos e Pontões de Cultura – uma parceria entre Estado e sociedade civil

“Quem produz cultura é a sociedade. Cabe aos governos identificar e fomentar tais iniciativas”

É a partir dessa perspectiva que o Governo Federal e o Ministério da Cultura (Minc) lançaram em 2007 um programa de incentivo à produção cultural brasileira: o Mais Cultura. De acordo com o Minc, “o programa marca o reconhecimento da cultura como necessidade básica, direito de todos os brasileiros, tanto quanto a alimentação, a saúde, a moradia, a educação e o voto”.

A cultura é então incorporada como importante fator para o desenvolvimento do país, sendo que três premissas passam a ser observadas: a democratização do acesso e do direito de produzir cultura; o olhar atento ao mundo das tecnologias que promovem mudanças sociais e o potencial econômico da cultura.

Nesse sentido, uma das principais ações é a criação dos Pontos de Cultura – iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil que, por meio de seleção por editais públicos, firmam convênio com o Minc e ficam responsáveis por impulsionar experiências culturais que já existem nas comunidades. Atualmente, são mais de 800 Pontos de Cultura espalhados pelo país.

E é diante do sucesso e ampliação do programa que o Minc decide criar mecanismos de articulação entre os diversos pontos, compreendendo que é fundamental realizar trocas de experiências entre as iniciativas. Assim surgem as Redes de Pontos de Cultura e os Pontões de Cultura, sendo que os Pontões são os entes de integração dentro da Rede de Pontos de Cultura.

Serviço

Lançamento do Pontão de Cultura Kuai Tema
Quinta-feira, 21 de maio, às 19 horas
APP Sindicato – Edifício Asa, 14 andar.
Informações – Rachel (9993-0488) ou Marco (9678-9696)

Tags: , , ,

One Response to “Pontão de Cultura Kuai Tema: integração pela liberdade”

  1. Érico disse:

    Parabéns ao Soylocoporti pela condução transparente do Pontão de Cultura Kuai Tema!!!
    Que esse lançamento seja apenas o estopim de todo o sucesso que buscamos em 2009!

    abs,

Leave a Reply