Archive for janeiro, 2010

Quais ações o Pontão Kuai Tema deve desenvolver em 2010?

quarta-feira, janeiro 20th, 2010

Por Érico Massoli

O ano de 2009 foi marcado por intenso trabalho no Pontão de Cultura Kuai Tema. Iniciamos o ano fazendo contatos com toda a rede, mapeamento e fazendo visitas aos pontos de cultura de todo o Paraná. Como resultado, tivemos a produção de vídeos e matérias sobre os pontos de culturas, suas ações e agendas.

No segundo semestre, tiveram início as atividades de caráter formativo, por meio do Ciclo Paranaense de Cultura Digital. Foram realizados 4 seminários, que debateram modelos de gestão dos pontos de cultura, políticas públicas e Conferências de Cultura, além de oferecerem formação em audiovisual e internet. As atividades aconteceram em Curitiba, Cambé e Foz do Iguaçu e foram concluídas em uma etapa estadual, novamente em Curitiba. Em novembro foi realizado o Festival de Cultura do Paraná, cujo o intuito foi dar visibilidade às artes cênicas, música, artesanato, dança, audiovisual e realizar mostras de pintura, escultura, grafite e fotografia nos espaços públicos da capital curitibana.

Portanto, após um ano intenso de trabalho, mesmo que com tempo curto, devido a nossa urgência em remeter o processo de aditamento ao Ministério da Cultura, abrimos período de consulta pública a rede de cultura do Paraná. Lembramos que o Coletivo Soylocoporti, entidade proponente do Pontão de Cultura Kuai Tema, caminha para a renovação do convênio para o ano de 2010/2011.

Por fim, CONVIDAMOS todos os pontos de cultura, entidades e atores culturais, midialivristas, rádios comunitárias e membros dos movimentos sociais a sugerirem ações até o dia 28/01/10, diretamente pelo formulário de aditamento, nas seguintes linhas de atuação concernentes as atribuições do Pontão de Cultura:

a) Formação/Capacitação (Software Livre, Internet, Gestão de blogs. Gestão Cultural, Audiovisual e etc);

b) Articulação/Integração (Rede Pontos PR, Grupos e Atores Culturais, Eventos, ações como a Griô, Cultura Digital, Audiovisual, Economia Solidária e etc);

c) Parcerias (entre Pontos e Pontões, Rádios comunitárias, Festivais, Mostras culturais, Encontros, Movimentos Sociais e etc);

Caso tenha problemas ao acessar o formulário de aditamento, acesse https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDdqT1ljU1pucDV0ZFJ3T0JfMmt3Z2c6MA

Obrigado pela contribuição e em breve, com todas as propostas sistematizadas, daremos retorno a todos!

Para maiores informações sobre este projeto e seus resultados acesse:

http://kuaitema.soylocoporti.org.br/
http://nosdarede.org.br/
http://cc.nosdarede.org.br/
http://festivaldecultura.art.br/

Começam os preparativos para o Festival de Cultura do Paraná 2010

terça-feira, janeiro 19th, 2010

Por Carolina Goetten

O novo ano já começa em clima de Festival de Cultura. Ontem, 18 de janeiro, o coletivo Soylocoporti e outros parceiros na organização do evento reuniram-se a fim de traçar uma avaliação geral, discutir as próximas atividades e fazer dele um movimento cultural cada vez mais forte dentro e fora do Estado.

O objetivo da reunião foi diagnosticar os principais erros e acertos cometidos na última edição do festival e iniciar o processo de planejamento que orientará o plano de preparação do Festival 2010, em torno de sete propostas-chave: reflexão, manifestação, articulação, mobilização, fortalecimento, comunicação e meio ambiente. Segundo Roberta Schwamback, membro da equipe de organização pelo Soylocoporti, a importância de se dar um tempo até avaliar o Festival, que ocorreu em novembro do ano passado, é que todos estão com a cabeça fria. “Assim, podemos ficar mais próximos do que pensamos e do que queremos para ele”, ressalta Roberta.

A palavra de ordem dos presentes foi de ampliar a participação de outros grupos e artistas, com o objetivo de fortalecer o evento como um movimento cultural. O encontro possibilitou a discussão de uma metodologia de trabalho calcada nos pontos do Festival 2009 que devem ser mantidos para garantir o sucesso da próxima edição. “A Comunicação Compartilhada, uma novidade em relação aos anos anteriores, foi um grande acerto da edição 2009 e que precisa ser fortalecido nas próximas, problematizando e viabilizando a prática da construção de notícias”, assinala Rachel Bragatto, também do Soylocoporti.

Nos pontos de discussão, os objetivos. O consenso entre a equipe é traçar uma noção estratégica do Festival de Cultura. “Por que fazemos o Festival? O que queremos com ele?”, propõe Marco Konopacki. A ideia, para este ano, é buscar ações concretas e pontuais para que a força do evento seja potencializada cada vez mais e aperfeiçoar o sistema de Comunicação Compartilhada, que permite ao cidadão manifestar suas opiniões, livre de censura ou cerceamento da sua liberdade de expressão.