Archive for setembro, 2009

Fórum de construção do Festival de Cultura reúne-se quarta-feira

terça-feira, setembro 29th, 2009

Esta semana é decisiva para o Festival de Cultura do Paraná 2009. Na sexta-feira acaba o prazo de inscrições dos grupos interessados em fazer parte da programação e, além da seleção das atividades, estamos em período de decisões a respeito do espaço e infra-estrutura para o evento.

Portanto, é muito importante que todos os envolvidos na construção do Festival participem da reunião desta quarta-feira, às 19 horas, no DCE da UFPR.

E mais! Neste dia também estaremos com toda a equipe de produção do Festival a postos pra auxiliar os grupos e interessados em inscrever suas atividades no Festival e que ainda não o fizeram! Teremos computadores e facilitadores para auxiliar os grupos que queiram fazer suas inscrições! Também estaremos recebendo inscrições neste dia/local.

Lembrando a todos que o edital de seleção de grupos culturais para o Festival de Cultura do Paraná 2009 se encerrará na próxima sexta-feira, 02 de outubro! Então o esforço de todos pra divulga-lo e convidar grupos a participarem do processo de seleção é primordial pra que tenhamos a diversidade que esperamos no Festival de Cultura do Paraná 2009!

Divulgue! Participe! Envolva-se no processo de construção deste espaço de cultura e arte do Paraná !! Esperamos sua presença na reunião.

Seminário de formação chega a região oeste do Paraná

terça-feira, setembro 22nd, 2009

Representantes de pontos e entidades culturais da região oeste do Paraná participaram do seminário de formação do Ciclo Paranaense de Cultura Digital, que aconteceu nos dias 16 e 17 de setembro, em Foz do Iguaçu. Debates sobre a Conferência e o Sistema Nacional de Cultura, capacitação para gestão de projetos e formação em produção audiovisual e blogs movimentaram os dois dias de encontro entre pontos e entidades culturais da região.

O vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, o presidente da Fundação Cultural, Rogério Bonatto, e o diretor de Cultura da Fundação, Juca Rodrigues, participaram da abertura, que teve seqüência com a primeira mesa de debates, sobre políticas culturais e cultura digital. Para discutir o tema, foram convidados a representante do Ministério da Cultura, Patrícia Del Claro, do Coletivo Soylocoporti, Gustavo Guedes Castro, e da Fundação Cultural de Foz, Juca Rodrigues. Destacando o papel das novas tecnologias da informação, Patrícia afirmou que hoje não basta produzir cultura, é fundamental difundí-la. “A ideia da cultura digital é que os próprios fazedores de cultura possam contar suas histórias, registrando e disseminando suas ações. Em resumo é necessário interagir, acessar e produzir conteúdos”definiu.

Ao final das discussões, foi retirada a proposta da criação de uma articulação entre os pontos de cultura do oeste do Paraná, com o objetivo de trocar experiências e dúvidas. Paulo Blogger, do Ponto de Cultura Arte para um Mundo Melhor, acredita que dessa forma os pontos já existentes e os aspirantes poderão incrementar seus trabalhos e se desenvolver a partir das aptidões coletivas. De acordo com ele, “o programa Cultura Viva é um divisor de águas, na medida em que propicia toda essa integração e possibilidade de crescimento”.

Mesa sobre Conferência e Sistema Nacional de Cultura

Mesa sobre Conferência e Sistema Nacional de Cultura

Na parte da tarde aconteceu a segunda mesa de debates, com o diretor de cultura da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, o jornalista da Quixote Art, Luciano Lacerda, o vereador de Foz, Nilton Bobato, e o representante do Soylocoporti, Marco Amarelo Konopacki. Foi destacada a proposta do Sistema Nacional de Cultura e seu diálogo com os estados e municípios e a criação do Fundo Nacional de Cultura. Juca Rodrigues afirmou que anteriormente havia uma sensação entre os gestores de exclusão dos processos nacionais, mas que o processo hoje é distinto. “O sistema está me chamando para participar, através das conferências e discussões. Por isso cabe ao artista e militante se inserir. Se queremos mudanças, temos que fazer parte delas”, acredita.

Nesse intuito, foi destacada a importância de ocupar os espaços gerados pelas etapas da Conferência de Cultura, discutindo proposições que estejam vinculadas ao interesse público. “Temos uma responsabilidade histórica, pois vivemos um contexto favorável a mudanças. Somos poucos mas somos suficientes”, concluiu o vereador Bobato.

Logo em seguida ocorreu a oficina de gestão de projetos, também com Luciano Lacerda. Os convênios e suas exigências, as leis de incentivo à cultura, a captação e prestação de contas dos pontos de cultura estiveram em voga. Lacerda enfatizou a concepção de que a cultura é uma ferramenta que supera os nossos anseios artísticos individuais. “Ela tem um caráter emancipatório, por meio da provocação e transformação social, e não apenas pelo seu carater estético”, afirma.

Debate da rede de pontos

Debate da rede de pontos

E, para fechar o dia, houve o debate da rede de pontos de cultura. Sob a coordenação do Pontão Kuai Tema, foram debatidas estratégias de ação conjunta e formas de potencializar o desenvolvimento e alcance das iniciativas dos atores. Para Marco Amarelo, “a produção da cultura e sua valorização são fundamentais. Porém, a organização e ação coletivas podem fomentar o crescimento e incrementar os projetos, aumentando o impacto nas comunidades”.

Inscrições abertas para o seminário oeste do Ciclo de Cultura Digital

quarta-feira, setembro 2nd, 2009

Foz do Iguaçu receberá, nos dias 16 e 17 de setembro, o Seminário Regional do Ciclo Paranaense de Cultura Digital. Voltado aos pontos e entidades culturais da região oeste do Paraná, o evento é promovido pelo Pontão de Cultura Kuai Tema, uma parceria entre o Coletivo Soylocoporti e o Ministério da Cultura.

O objetivo é propiciar formação nas áreas de cultura digital, gestão de projetos, internet e ferramentas de comunicação em software livre para pontos e entidades culturais. A assimilição desses conteúdos será fundamental para que a Rede de Pontos de Cultura do Paraná se fortaleça. Nesse sentido, a adesão dos pontos e atores culturais às plataformas e ferramentas de comunicação é central para que tais entidades e iniciativas alcancem visibilidade pública e maior impacto nas comunidades.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até terça-feira, 15/08. Qualquer integrante de entidade, grupo ou ponto de cultura pode participar. Entretanto, apenas os pontos de cultura da região conveniados com o MinC terão disponibilizadas passagens, hospedagem e alimentação.

Após os seminários regionais, como conclusão do ciclo de capacitação, acontecerá o Seminário Estadual de Cultura Digital, em novembro, às vésperas do Festival de Cultura do Paraná. Agende-se e participe.

Confira a programação do Seminário Norte de Cultura Digital:

Dia 16/09, na Fundação Cultural (Rua Benjamin Constant, 62 – Centro. Foz do Iguaçu)

9 horas – Recepção e cadastramento
10 horas – Debate sobre Políticas Culturais e Cultura Digital
12 horas – Almoço
14 horas – Debate sobre Sistema Nacional de Cultura e Conferência de Cultura
16 horas – Oficina de Gestão de Projetos
18 horas – Lanche
18 h30 – Debate da rede de pontos
20 horas – Jantar

Dia 17/09, no Parque Tecnológico de Itaípu (Rua Tancredo Neves, 6731. Foz do Iguaçu)

8 horas – Recepção e credenciamento
8h30 – Oficina de produção em vídeo e oficina de produção em áudio (os participantes devem optar por uma delas no ato da inscrição)
12h30 – Almoço
14 horas – Oficina de produção jornalística
15 horas – Oficina de gerenciamento de blog
18 horas – Avaliação e encerramento

Inscreva-se aqui


rodape-oeste* Para saber mais sobre o seminário, ligue para a gente: 041 3092-0463. Ou nos escreva: [email protected]