Sobre

Articular os pontos de cultura do Paraná, documentar sua atuação, capacitá-los e integrá-los por meio de ferramentas de comunicação baseadas em software livre. Esses são os propósitos centrais do Pontão de Cultura Kuai Tema, iniciativa do Coletivo Soylocoporti em conjunto com o Ministério da Cultura.

O projeto teve início em janeiro de 2009 e  deve ser concluído até janeiro de 2010, podendo ser renovado por mais um ano. É dividido em seis fases que incluem desde a implantação física e planejamento até a execução de seminários de capacitação, confecção da Cartilha da Cultura e realização do Festival de Cultura do Paraná.

Entende-se que a rede de pontos presente hoje no estado deve ser potencializada, de modo a ampliar o alcance e o impacto de suas ações sobre as comunidades envolvidas. Dessa forma, é papel do Kuai Tema facilitar a integração e permitir que os pontos de cultura alcancem visibilidade e tornem públicas suas ações, possibilitando, assim, o acesso de outras pessoas às iniciativas.

Após os trabalhos do Pontão, pretende-se deixar uma rede de comunicação articulada entre os pontos de cultura, sendo estes capazes de avaliar a sua atuação na sociedade e criar espaços de articulação própria, reconhecendo a integração como importante para sua sobrevivência.

Além disso, os instrumentos de comunicação criados no período de execução do Pontão terão um regimento público para o seu uso e mantenimento, não sendo desfeitos ao final do projeto Kuai Tema. Os pontos terão, portanto, ferramentas de comunicação a seu dispor e pessoal treinado para seguir produzindo conteúdo – ganhando, assim, soberania e garantindo sua auto-organização por meio da rede.

Portanto, para dar conta desses objetivos, a estratégia está em realizar visitas aos pontos de cultura e coletar suas percepções, desafios e potencialidades. Após essa etapa, serão desenvolvidos instrumentos de comunicação em rede e promovidos seminários com oficinas sobre as ferramentas.

Será realizado ainda o Festival de Cultura do Paraná, de forma a dar visibilidade aos mais diversos produtos culturais de nosso estado. Por fim, publicaremos a Cartilha da Cultura, mapeando os pontos visitados e expondo questões pertinentes à gestão cultural, e diversos vídeos, tanto institucionais sobre os pontos, como documentários do projeto e de ações específicas, como o Festival de Cultura.

Leave a Reply