Oficinas de áudio, vídeo e blog encerram o seminário norte de Cultura Digital

O segundo dia do seminário de formação da região norte do Paraná começou cedo. Às 8 horas já iniciava-se o credenciamento na Fundação de Cultura de Cambé. Novamente, a participação foi grande: estiveram presentes representantes de quatro Pontos de Cultura da região e de várias secretarias de Cultura e/ou Educação. Dois grupos foram montados, sendo que um rumou para a oficina de produção em vídeo e outro para a produção em áudio.

Produção de áudio

Oficina de áudio

Oficina de áudio

A ministrante, Roberta Schwanbach, falou sobre o surgimento do rádio, a diversidade entre os formatos existentes (FM, AM, webrádio, rádio pública, rádio comunitária), as formas de gestão e de programação. Mas o que chamou a atenção dos oficinandos foi a parte de captação e edição de material, feita com o software livre Audacity. “Foi bom porque vai me ajudar muito É fácil gravar e montar um programa. Lógico que é preciso treinar, mas percebi que não é nenhum bixo de sete cabeças”, disse Gabriela Francisca Barros, do Ponto Vivenciando a Cultura, de Londrina.

Além disso, foi explicado como inserir músicas em um programa de rádio, fazer a finalização, colocá-lo na internet e diponibilizá-lo em um blog. Embora alguns problemas nos computadores tenham dificultado o andamento da oficina, Roberta avalia que ela serviu para desmistificar a própria produção midiática. “É importante perceber que a produção de áudio e sua publicação na internet são intuitivas. Com um pouco de dedicação e com o auxílio da apostila que distribuímos, eles poderão fazer isso sozinhos. Claro que apenas com a prática e tempo é que poderão se aperfeiçoar, mas o primeiro passo foi dado”.

Produção em vídeo

Oficina de vídeo

Oficina de vídeo

Rafael Rigon e Jonathan de Souza, do Pontão Focu e TV Ovo, conduziram os trabalhos na oficina de vídeo. Foram apresentadas noções sobre tipos de roteiro, fases de desenvolvimento de um audiovisual, gravação, linguagem, planos, movimentos de câmera e iluminação.

Como o oficina teve a duração de apenas quatro horas, não foi possível passar para a parte prática e fazer gravações e edições. Porém, para Rafael, a função inicial da oficina é despertar o interesse por essa forma de comunicação, problematizando conceitos e demonstrando as opções técnicas possíveis. “É fundamental pesquisar, analisar e conhecer o que vai ser filmado – tendo já uma imagem mental do que pretende se passar com o vídeo. Isso facilita o trabalho e permite uma aplicação adequada das técnicas”, afirma.

Já o participante do Ponto Apac, Pedro Henrique Tiva, avalia que foi interessante, pois não adianta ter o kit multimídia e não saber mexer. “Minha tarefa aqui é aprender a utilizar para poder repassar para as outras pessoas do ponto e ensiná-los como usar as ferramentas”.

Oficina de blog

Oficina de blog

Oficina de blog

Já na parte da tarde, toda a turma participou da oficina de blog, ministrada por Marco Amarelo Konopacki e Rachel Bragatto, ambos da equipe Kuai Tema. Foi discutido o uso de software livre, a organização em redes na internet e problematizada a concepção de blog.

Em seguida, noções básicas de administração e publicação em blogs foram apresentadas. A frente de computadores, os participantes puderam acompanhar a aula exercitando o conteúdo. Ao final, cada um deles postou em um blog matérias feitas durante a noite de ontem, na oficina de produção jornalística, aprenderam a usar a ferramenta de comentários, as tags e as categorias.

“No intuito de integrar e potencializar as iniciativas culturais, os pontos receberão um blog agregado ao Portal Nós da Rede, espaço na internet para congregar experiências culturais diversas no estado. Por meio desse blog, será possível disponibilizar conteúdo em texto, áudio e vídeo”, explica Marco Amarelo.

Etapa final
Os conhecimentos adquiridos nesse seminário poderão ser aprofundados na etapa final do Ciclo Paranaense de Cultura Digital, que acontece em Curitiba, no dia 18 de novembro. Éstá planejado um dia todo de discussões, divisão de tarefas, aprendizado de ferramentas e preparação para a Cobertura Compartilhada – atividade por meio da qual pontos e entidades culturais poderão documentar e publicar conteúdos midiáticos diversos.

Serão três laboratórios (vídeo, áudio e internet) montados no gramado do Centro Politécnico da UFPR e que funcionarão por três dias durante o Festival de Cultura do Paraná, entre 19 e 21 de novembro. Todos estão convidados a participar. Mais do que um espectador queremos que você seja um produtor, um formulador de conteúdo. Visite a página www.festival.art.br e contribua. Se quiser também mostrar a sua arte, o edital de seleção de atividades culturais está aberto até o dia 28 de setembro. Não perca!

Tags: , , , ,

Leave a Reply