Veja como foi o primeiro seminário de formação do Ciclo Paranaense de Cultura Digital

Integrantes de pontos de cultura de Curitiba, Região Metropolitana, Campos Gerais e Litoral do Paraná participaram nos dias 3 e 4 de agosto do seminário de formação do Ciclo Paranaense de Cultura Digital. A atividade foi promovida pelo Pontão de Cultura Kuai Tema, uma parceria entre o Coletivo Soylocoporti e o Ministério da Cultura (Minc).

No primeiro dia aconteceram debates sobre a cultura digital, gestão de projetos e um fórum dos pontos e entidades culturais. Houve a possibilidade dos participantes discutirem o conceito de mídia livre e a importância deles mesmos produzirem conteúdos e veicularem notícias a respeito das iniciativas e experiências culturais que conduzem junto às comunidades.

Entre os debatedores, contamos com a presença de representantes da Ação Cultura Digital do Minc, Thiago Skarnio, da Quixote Art, Marcelo Miguel, da equipe da TV OVO e Pontão de Cultura Focu, Jonathan Silva, Priscila Vidotto e Rafael Rigon, do Pontão Ganesha, Fabiane Berlese, e do Minc, Ana Paula Stock e Patrícia Del Claro.

Já o segundo dia foi reservado a uma capacitação técnica em produção de vídeo, áudio  internet. Todos os presentes conheceram a plataforma desenvolvida pelo Kuai Tema, por meio da qual terão disponível um blog para suas entidades e poderão se comunicar diretamente com seu público. A idéia é que por meio da organização por rede, no portal, os pontos consigam mais visibilidade para seus projetos e se articulem de modo a fortalecer suas próprias iniciativas e também de seus parceiros. Já no treinamento em ferramentas de vídeo e de áudio foram dadas noções básicas para a produção de conteúdo nesses formatos, buscando intensificar o uso das tecnologias a que todos os pontos de cultura tem acesso.

No intuito de permitir que a formação tenha seqüência, os participantes receberam uma apostila com todo o conteúdo do curso. O material, feito de forma colaborativa, encontra-se disponível aqui. Acesse e distribua.

E fique, ligados. O segundo seminário de formação, voltado aos grupos e pontos da região norte do Paraná, acontece em Cambé, nos dias 27 e 28 de agosto. Já o seminário para os pontos da região oeste ocorrerá em setembro, com data e cidade sede ainda a se definir. Comecem a esquentar as turbinas e preparem-se

Tags: , ,

Leave a Reply